terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PODER PARA LIBERTAR OS CATIVOS.


 ”Ninguém pode entrar na casa de um homem valente e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim poderá levar o que ele tem em casa.” (Mc 3:27)

Introdução: Nesse texto os escribas (professores da lei) estavam falando que o espírito capaz de expulsar demônios existentes em Jesus, era o espírito de Belzebu (o senhor das moscas). Depois de desmascarar tal incoerência, o Mestre começou a ensinar sobre a existência de um outro poder verdadeiramente capaz de expulsar todos os inimigos espirituais do homem.

1.  Poder para entrar na casa do valente.

O poder sobrenatural do Espírito Santo que habita em Jesus, O leva na direção da casa do valente. O valente é Satanás, que mantém como prisioneiros todos os homens que ainda não conhecem o amor de Deus em seus corações. A casa do valente é o mundo, sobre o qual passou a ter domínio, assim que o recebeu das mãos do próprio homem (Lc 4:5-7).

Jesus sabia que o Seu lugar de atuação tinha de ser na casa do valente, ou seja, no mundo onde estavam os seus bens preciosos que tinha de reconquistar: vidas preciosas. Na oração que fez por seus discípulos, em João 17:15, menciona:”não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Diabo”.

Ele deixou claro que a casa do valente seria o mesmo campo de batalha para o cristão de hoje. Mas como Ele tinha vencido, assim seria com todos os que cressem em Seu poder.

2. Poder para amarrar o valente.

O versículo bíblico chave da lição de hoje, quer dizer que não adianta apenas estar na casa do valente; é preciso saquear os seus bens. Para isso acontecer é necessário que o valente seja amarrado.

O Espírito que estava em Cristo era o único que podia derrotar os demônios atormentadores de vidas. Ele era o próprio “Dedo de Deus” que fez algo que os magos do Egito não conseguiram fazer (Ex 8:18,19). Foi Ele quem ministrou a unção necessária sobre a vida de Jesus de Nazaré, com poder para curar todos os oprimidos pelo Diabo (At 10:38). O Espírito Santo era Aquele que atuava e ainda atua na liberação da unção que quebra o jugo (Is 10:27).

Portanto, o Senhor estava na casa do valente, pronto para amarrá-lo e saquear os seus bens. Milhares de vidas estavam prestes a ter suas correntes quebradas, e algemas abertas. Glória a Deus!!!

3. Poder para saquear os bens.

O objetivo final de toda a investida de Jesus seria o saque dos bens da casa do valente: vidas preciosas pelas quais Ele mesmo morrera na cruz do Calvário. Como já dissemos, o mundo passou para o domínio de Satanás, tendo ele cegado o entendimento dos incrédulos para que estes não entendam a revelação da Palavra e sejam salvos (2 Co 4:4)

Pela manifestação sobrenatural do Espírito de Poder, porém, o véu que se encontra sobre os olhos de muitas pessoas há de cair, permitindo-lhes enxergar com clareza e perceber o mau caminho em que estão. Pelo Espírito hão de caminhar na direção do Salvador Jesus (2 Co 3:16-18; 1 Pe 2:9,10).

Os bens retidos na casa do valente são tão preciosos aos olhos de Deus, que Este deu o Seu próprio Filho para morrer por eles (Jo 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Cabe aqui a ilustração da parábola das cem ovelhas, onde havendo se perdido uma delas deixa, o pastor, as noventa e nove num lugar seguro para buscar a extraviada, não voltando para casa sem a ter encontrado (Lc 15:3-7).

Conclusão: Estamos no mundo para realizar a obra de Deus. Não somos daqui, mas temos um propósito de vida neste lugar. A nossa missão é amarrar o valente por meio de uma vida santa, de intimidade com Deus e sem conivência com o mal. Neutralizamos o poder do inferno quando oramos e andamos na Palavra de Deus. Esse continuará sendo o nosso papel enquanto vivermos. Como conseqüência, milhares de vidas terão seus jugos quebrados, no Poderoso nome de Jesus.

Aplicação: Nos próximos dias procure tirar alguém da casa do valente. Revista-se do poder de Deus em oração, e interceda por uma pessoa que Deus colocar em seu coração. Procure fazer contato, e convide-a para ir a igreja.

Esse poder está sobre sua vida!

Lucas 10:19  Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OS ENGANOS DA FALSA FÉ

Ter fé vai além do crer para receber. Ter fé é se comprometer com as verdades bíblicas. Ter fé é praticar as ordenanças de Deus sem que...