quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Identidade e o Propósito da Igreja. Pt. 1


“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.  Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam”.   1 Pedro 2:9




A Igreja do Senhor Jesus precisa conhecer a sua identidade e seu propósito, e cada membro a sua função.

Identidade

A igreja de Cristo tem sofrido uma forte pressão na sua identidade.
O tempo vai passando e a igreja vai cedendo ás pressões do mundo, crendo no que o mundo crê, fazendo o que o mundo faz!

A igreja não tem direito de ter crise de identidade!
A crise de identidade fez Lúcifer cair, fez Eva desobedecer a Deus!

A identidade da igreja é definida pela palavra de Deus!

Texto do  meu livro O Caminhar Cristão página 98


1 – A igreja para de crescer quando ela perde a sua identidade.

A crise de identidade é que levou Lúcifer a cair, querer ser alguém que ele jamais poderia ser: Deus.  A crise de identidade foi também o problema de Adão e Eva, eles desejaram como Lúcifer, ser igual a Deus. Foi com essa mesma tentação que Lúcifer também tentou o Senhor, ele quis semear uma crise de identidade no Senhor dizendo: “Se és o filho de Deus”. O diabo ainda hoje usa essa poderosa arma contra a igreja do Senhor, pois ele sabe que, se ele conseguir semear uma crise de identidade na igreja, ele a paralisa. Por esse motivo a nossa identidade deve ser um assunto resolvido em nossas vidas. Quem nós somos. Afinal, quem nós somos?

Somos “geração eleita”. A nossa origem é Deus! Somos filhos de Deus! Todo cristão tem de estar cônscio da sua identidade (Jo 1-12-13).

Somos “sacerdócio real”. Somos sacerdotes espirituais, responsáveis em manifestar a glória de Deus e ministrar o louvor e sacrifícios espirituais aqui na terra.

A vida do cristão é uma vida de oferta e sacrifício a Deus. Devemos entender que quando colocamos a nossa vida no altar de Deus, como toda oferta, morremos pra nós mesmos. Agora, não podemos viver pra nós mesmos, pois morremos para o mundo e vivemos para Deus.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Romanos 12:1

Um sacerdócio de fazer discípulos:

“De ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificado pelo Espírito Santo.” Romanos 15:16

Um sacerdócio de oferecer a Deus sacrifício de Louvor:

“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome”. Hb 13:15

Sacrifício de repartir com os irmãos:

“Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. Hb 13.16


  • Somos “nação santa”.  Cidadão dos céus - João 1. 10-13; 17.14
  • Somos “povo exclusivo de Deus”.  Jr 1: 5


     2 – A igreja para de crescer quando ela perde o seu propósito.

Toda fábrica precisa saber o que ela produz, como produz, quanto produz, a quem produz e tem de dar lucro. A Ferrari produz automóveis, a Microsoft produz programas para computadores, A Sony produz eletro-eletrônicos, a Coca Cola produz refrigerantes, etc. A igreja do Senhor Jesus produz discípulos! Este é o nosso chamado, fazer discípulos é a nossa missão, nós não fazemos outra coisa.    

“Para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

3 – A igreja para de crescer quando os membros não assumem a sua responsabilidade.

A igreja é semelhante a uma fábrica que não pode parar mas deve continuar trabalhando incessantemente, gerando vidas, comunhão, espiritualidade, fé, etc....

 Toda fábrica precisa de:

  • ·         Uma Identidade
  • ·         Uma Missão
  • ·         Operários


 A Igreja do Senhor Jesus tem que conhecer a sua identidade e o seu propósito e cada membro tem que saber a sua função.

Deus já nos comissionou - “Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! “Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” Jo 20: 21

Deus já nos abençoou – “E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. “Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”. Jo 20: 22-23

Deus já nos capacitou – “E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”. Ef. 4:7, 11-12.

Estando, pois, conscientes de que Deus nos chamou, nos abençoou e nos capacitou. Conscientes de qual é a nossa identidade: filhos de Deus e cidadãos dos céus. Conscientes de qual é a nossa missão: proclamar o evangelho e fazer discípulos. Vivamos, pois, de modo digno da vocação a qual fomos chamados.

A graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OS ENGANOS DA FALSA FÉ

Ter fé vai além do crer para receber. Ter fé é se comprometer com as verdades bíblicas. Ter fé é praticar as ordenanças de Deus sem que...