domingo, 15 de março de 2015

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”. 

 2 Crônicas 7:14




Neste texto Deus expõe os requisitos para abençoar seu povo. Ele requer humildade, oração, devoção e arrependimento. Enquanto essa promessa foi originalmente dada ao Rei Salomão com respeito ao povo de Israel, é certamente aplicável a todos os que invocam o Senhor em arrependimento e fé. Este versículo é uma alta expressão da vontade de Deus para ouvir as orações de um povo arrependido.

Encontramos palavras semelhantes no Novo Testamento - “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. 9Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. “(Tiago 4:8-10)

A exortação não é para não crentes. Deus está exortando o seu povo!

Se o meu povo - Este é o começo das condições de que Deus está buscando para ser cumpridas antes de que Ele agirá. É claro que Deus está emitindo uma promessa condicional à Sua gente – façam essas coisas e responderei. Deus tem uma expectativa de coisas específicas, antes que Ele traz avivamento. Sabemos também que essas promessas são apenas para aqueles que depositam sua fé em Deus.

Muitas vezes esquecemos que o trabalho de avivamento sempre começa com o povo de Deus, por que? Deus tem que primeiro renovar o seu povo antes do trabalho real de ganhar almas para Cristo possa iniciar.

Quem se chama pelo meu nome - Deus é aquele que nos chama de entre os do mundo. Ser cristão significa que estamos destinados a nos destacar do resto do mundo. Devemos viver de um modo diferente do que o mundo, porque valorizamos coisas diferentes, valorizamos uma promessa eterna e valorizamos um estilo de vida diferente. Somos chamados a ser um sacerdócio santo, onde cada crente tem a responsabilidade para o ministério. Somos chamados a ser testemunhas de Cristo neste mundo para compartilhar a verdade e corajosamente procurar o Seu poder. Temos um compromisso moral, uma responsabilidade diante dos homens. “Zelar pelo testemunho! ” Os não crentes reconhecem Deus na igreja através das atitudes do seu povo. O testemunho de um cristão vale mais que mil palavras.

Se humilhar - A palavra humilde significa estar em submissão, e viver em um estado de rendição. Quando nos humilhamos, estamos dizendo literalmente a Deus, você está em controle da minha vida. Quando nos humilhamos diante de Deus estamos permitindo que Ele nos molde à Sua vontade e uma vez que permitimos que o Deus faça isto, não podemos permanecer o mesmo. A humilhação deve ser em todos os níveis – corpo – alma e espírito. Crentes almaticos (regidos pela alma) tem dificuldade em obedecer as direções do espírito. Eles são guiados por suas emoções e vontades e vivem em constante rebeldia ao espírito. O espírito do homem é o lugar de habitação do Espírito Santo, por isso o espírito deve ter controle sobre a alma e sobre o corpo.

E orar - Um dos princípios-chave do avivamento é um esforço concentrado em oração. Quando oramos estamos trazendo nossas vidas para encontrar-nos com Deus e no momento em que nos encontramos com o Senhor algo surpreendente acontece, Ele se verte em nossas vidas. É por isso que a oração é tão absolutamente essencial para experimentar o avivamento. A oração é a base de um relacionamento crescente com Deus e sem a oração o relacionamento nunca vai realmente crescer. Devemos ter uma conexão mais profunda com Deus se algum dia quisermos experimentar o avivamento em nossas vidas e em nossas igrejas. Cada dia tomamos uma decisão, de cultivar e crescer esse relacionamento com Deus, ou de estar satisfeitos onde estamos em nosso relacionamento com Ele.

Avivamento não é nada mais do que Deus entrando em uma relação conosco e preenchendo-a com Sua presença e poder de uma nova maneira. Se não estamos desenvolvendo este relacionamento com Deus, nunca iremos experimentar um avivamento pessoal, e precisamos de muitas pessoas com este tipo de compromisso para ter um avivamento na igreja e na nossa comunidade.

E buscar a minha face - Para buscar algo de Deus significa primeiro ter o desejo profundo de ver que isso aconteça e então ativamente e persistentemente persegui-lo. Há um preço a ser pago para alcançarmos a resposta das nossas orações. E o preço é desenvolver um relacionamento sincero com Deus, buscando sua face e não as suas mãos. Geralmente entramos na presença de Deus buscando os nossos interesses e aquilo que ele pode nos dar, esse relacionamento interesseiro ao invés de nos aproximar, nos afasta de Deus, pois devemos buscar o reino em primeiro lugar, crendo que todas as demais coisas serão acrescentadas.

É render-nos à liderança do Espírito Santo e, em seguida, obedecendo o que o Espírito diz. As igrejas hoje em dia não veem Deus se movendo porque as pessoas pararam de procurar. Deus disse estas palavras a Jeremias: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29:13). Nós só realmente encontraremos Deus e Seu poder de revivificação quando desejamos sinceramente só o que Ele pode nos dar. Uma vez que o desejo está lá, então nós temos que persegui-lo.

E se afastar dos seus maus caminhos O avivamento nunca vai acontecer na nossa vida, até que deixemos os nossos pecados. O pecado é nada mais do que escravidão pura. Quando reconhecemos nossa atitude errada e confessamos, renovamos o nosso relacionamento com Deus e Ele nos liberta. Deus percebe que há cristãos que ainda andam em maus caminhos. Que mentem, compram e não pagam, enganam e vivem em fornicação e adultério afrontando a santidade de Deus e escandalizando o nome do Senhor. Então, Deus propõe ao seu povo se desviar dos maus caminhos para que suas orações sejam atendidas.

Se hoje Deus está batendo na porta do nosso coração, precisamos nos humilhar, orar e buscar a face de Deus, desviar de nossos maus caminhos e Ele nos ouvirá dos céus, e Deus perdoará os nossos pecados e curará nossas vidas, famílias e igrejas.


Ao vencedor a coroa da vida será dada (Tiago 1:12) e com o Rei da Glória – aqueles que ACEITAM (Romanos 3:23), ACREDITAM (Romanos 5:8) e CONFESSAM (Romanos 10:9) – reinarão eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OS ENGANOS DA FALSA FÉ

Ter fé vai além do crer para receber. Ter fé é se comprometer com as verdades bíblicas. Ter fé é praticar as ordenanças de Deus sem que...